terça-feira, 18 de agosto de 2009

ESTUDOS REGIONAIS 2

Segundo trabalho publicado:

Aluna: Gabriela Pellin
"...É de ressaltar o recente e acelerado avanço que se assiste no campo de engenharia genética e da biologia molecular com suas implicações, tanto na perspectiva da ocorrência como da prevenção e terapêutica de muitos agravos. O fato é que se passa a considerar saúde e doença como estados de um mesmo processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais..."

Concordo coma citação acima,pois ultimamente podemos visivelmente perceber oa avanços na saúde dos seres humanos, quanto na prevenção das mesmas. O que se pode ressaltar é: as pesquisas na áreas sociais ligadas às doenças. Um bom exemplo, é de que pessoas que riem bastante, há probabilidades menores em estar adquirindo doenças crônicas, tais como, o estresse e a depressão que em sua acarretam várias outras patologias.
Outro exemplo que não se deve deixar de lado são os laços afetivos entre as pessoas, pesquisas realizadas mostraram que em relação ao sexo, mulheres praticam, somente se estiverem bem, o contrário dos homens, que fazem sexo para se sentirem bem.
Neste caso entra o "estilo de vida", é nele que se baseia o co nceito de saúde/doença. O que seria o conceito saúde?
Boa alimentação, higiene adequada, saneamento básico, lazer, bem-estar, convivência com pessoas que gostamos, sexo...
Mas o que seria agora, o conceito de doença? Penso, que seria o contrário, pois necessariamente um depende diretamente do outro.
Outro fator que se pode considerar um meio de ligar o conceito saúde/doença, são os fatores culturais e principalmente econômico.
Em suma, necessitamos um do outro para vivermos bem ou não. As ciências e tecnologias fazem sua parte, nos fornecendo prevenções, mais cabe a nós sabermos usufruir bem dos meios que podem nos trazer uma boa saúde, ou também pode nos adoecer.

Nenhum comentário: