quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Atualização Profissional



Atualização profissional, agora, é necessidade para o exercício da profissão


Há algumas décadas, quem concluía o ensino profissionalizante e ou superior, encerrava a fase de estudos, ficando com o conhecimento estagnado no tempo.

Hoje, a coisa mudou...

O importante, agora, é que os profissionais sejam atuantes no mercado de trabalho, busquem uma requalificação rápida e que tenham uma visão ampla sobre diversos temas.

Com a velocidade das mudanças, a tão falada globalização e o avanço tecnológico, transformam incessantemente o ambiente de trabalho.


A atualização profissional tornou-se algo de grande valor.

O estudo e a formação deixaram de ser meramente mais uma etapa da vida, mas a caminhar junto com os profissionais ao longo de suas vidas.

Podemos até dizer que antes o profissional não tinha prazo de validade determinado; ninguém arriscava em perguntar a um médico, por exemplo, se ele já tinha feito algum curso de atualização para enriquecer e aprimorar os seus conhecimentos.


A ciência e a pesquisa andavam a passos lentos se compararmos aos dias de hoje. Sem contar que o conhecimento adquirido nos bancos universitários durava muito mais, porém, esse quadro mudou e continua mudando a cada dia.


A atualização profissional passou a ser uma necessidade dentro do exercício da profissão.

E aqui entra o aperfeiçoamento do currículo, uma exigência que seleciona o profissional no mercado.

E se o indivíduo não quiser manter a sua empregabilidade, deve-se investir em cursos, leituras, e acima de tudo, estar atento às novidades e às oportunidades.

Com maior ou menor intensidade, é preciso também procurar um processo rápido, eficaz e específico para a obtenção de conhecimento.


Uma boa opção são os cursos de atualização profissional, que possuem curta duração, aplicam algum conceito atual, e proporcionam aos profissionais terem contato com algum conteúdo nuca antes visto ou aprendido.


O outro lado da moeda mostra que não é somente o profissional que precisa se atualizar e estar atento às mudanças do mercado, mas as instituições de ensino também devem seguir esse papel.

Há que se estruturar os cursos de acordo com a realidade em que está inserida.

Com a extensão e aprimoramento educacional, elimina-se a velha forma de pensar que o estudo termina na escola.

Agora, o profissional vê que a atualização profissional ajusta o desenvolvimento de sua carreira e das oportunidades de trabalho.



Fonte: Redação Portal Educação

Nenhum comentário: